quarta-feira, março 16, 2011

Docinhos Brasileiros

Docinhos são indispensáveis nas nossas festas!
Alguns estão mais na moda do que outros, mas todos são sempre bem vindos.
Muito tem se falado e escrito, muitas receitas são apresentadas e, infelizmente, na maioria das vezes, são postadas receitas com modificações: inclusão ou alteração de ingredientes.
É claro que as receitas se modificam com o tempo e podem ser adaptadas ao gosto de cada indivíduo, mas o nome de cada doce nos remete a uma parte da nossa História, usos e costumes de um povo, a cultura de uma região e por este motivo deveríamos preservar nossas receitas originais. Sem falar no sabor, pois devemos conhecer o sabor original e descobrir porque o doce virou uma tradição no decorrer de décadas e ate séculos, para poder escolher nossas preferências e identificar modificações indesejadas.
Detalharei 4 tipos neste post, são eles:
Brigadeiro
Brigadeiro
O mais brasileiro e mais amado doce da Doçaria Brasileira.
Todos devem conhecer a sua estória que eu inclusive relatei em um post no inicio de 2010 e por isso não vou repetir aqui.
Antes do advento do leite condensado, muitos doces eram feitos a partir de leite e açúcar, como é o caso do brigadeiro e posteriormente estes dois ingredientes foram substituídos pelo bem sucedido leite condensado.
Não sou da turma que critica o uso da latinha, mas digo que não é por que a maioria gosta que deve ser usada em todas as preparações! Mas no caso do brigadeiro não há o que discutir: leite condensado, manteiga e chocolate em pó são os ingredientes que juntos resultam nesta delícia.
Mas se você juntar á massa castanhas ou coco, não é mais um brigadeiro, pois o fato de usar o leite condensado e fazer bolinhas não caracteriza o produto... Nomeiem como quiserem, mas brigadeiro não é.
Agora se você fizer a massa respeitando os ingredientes originais e em vez de passar no chocolate granulado após enrolar preferir passar nas nozes trituradas ou no coco, ok, chame de brigadeiro de nozes ou de coco!
O que você pode alterar é a qualidade dos ingredientes originais, pois se você utilizar cacau em pó e manteiga obterá um doce muito mais saboroso do que se utilizar margarina e achocolatado na preparação. Mas use apenas chocolate em pó, pois o chocolate em barra alterará sabor e consistência do docinho.
Camafeu docinho tradicional de nozes
Camafeu
Infelizmente esta delícia não anda tão em moda...
Este como os doces que tratarei a seguir são claramente influências dos portugueses (gemas e açúcar como base) que para cá vieram e a
estória do camafeu você pode conhecer aqui .
Os deliciosos camafeus são assim chamados pela forma e decoração. A massa foi desenvolvida a partir de gemas, açúcar e nozes trituradas, mas atualmente preparamos com gemas, leite condensado e nozes, muitas nozes, que garantem a cor escurecida e o sabor intenso. O leite condensado e as gemas são responsáveis pela umidade e completam as características fundamentais desta iguaria.
Vi várias receitas que incluem o chocolate e essencias, mas sinceramente não recomendo, pois o chocolate vai mascarar o sabor intenso e original das nozes e as essências também não acrescentam, alias atrapalham.
Beijinho
Beijinho
Que delícia, coco ralado, gemas e leite condensado!
Encontrei várias receitas de beijinho do Dicionário do Doceiro Brasileiro que apresenta as receitas do século XIX, mas nenhuma exatamente como preparamos hoje. Os registros mais antigos e próximos a receita atual que encontrei datam da década de 50 do século passado com gemas, leite, açúcar e coco como ingredientes.
Atualmente, por causa da durabilidade, utilizamos coco ralado seco e neste caso acrescentar um pouquinho de leite de coco intensifica o sabor final.
Beijinho não é cocada, nem brigadeiro, tem características e sabor próprio.
Na foto coloquei mini bolinhas prateadas para decorar, mas o original é com um cravo espetado sobre cada doce!
Cajuzinho
Cajuzinho
Neste caso também o nome do doce foi definido pela forma, pois na massa não usamos castanha de caju, mas sim amendoim.
Os primeiros registros deste doce encontrei nos livros Ana Maria e Receitas do Meu Lar de meados do século passado que já apresentam várias versões, inclusive incluindo chocolate em pó na preparação, mas a que considero mais saborosa contem amendoim triturado, gemas, leite e açúcar. O doce feito com leite e açúcar resulta em suavidade e prevalência do amendoim que é o ingrediente principal da formulação.
A versão atual mais próxima seria leite condensado, amendoim e gemas, mas quem puder experimentar na versão com leite ganhará muito em sabor sem excesso de açúcar que mascara a estrela principal - o amendoim.
Para conhecer estes sabores tão verdadeiramente brasileiros, clique aqui

2 comentários:

  1. Adorei as fotos. Muito obrigada. Eu uso leite condencado e meu marido adora o sabor dos docinhos!! Um de meus filhos, a filha, nao gosta de ovos entao para ela eu deixo as gemas de ovo fora e o docinho fica bem assim mesmo. Para o beijinho, uso menos leite condencado e adiciono um pouco de leite de coco. Leticia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais importante é a felicidade da familia, não é Leticia!

      Excluir